quarta-feira, 13 de junho de 2012

MODELO DE PLANO DE AÇÃO DO AEE EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

APRESENTAÇÃO

Conceito de AEE - O AEE é um serviço da educação especial voltado para a vida escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, considerando as suas necessidades específicas de forma a promover acesso, participação e interação nas atividades escolares.

Institucionalização da oferta do AEE, no PPP da escola regular, resolução nº4/2009, art.10º.


OBJETIVOS GERAIS

Ex.: Apoiar a unidade escolar em um processo de inclusão responsável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Ex. Realizar formação continuada na escola comum.

                    METAS

                    Realizar 04 formações para escola comum.

                    EQUIPE PEDAGÓGICA

                    Relação dos docentes, formação de cada docente, carga horária, turnos de trabalho.
                   RELAÇÃO DE ALUNOS  


                   Nome/idade/série-ciclo/turno/deficiência/NEE

                   Horário de atividades

                   RELAÇÃO DE ALUNOS

                   Nome/idade/série-ciclo/turno/deficiência/NEE

                   Horário de atividades
 
                  AVALIAÇÃO


                 Ao término do ano letivo, apresentar a comunidade escolar, as ações previstas e planejadas que foram realizadas ou não.

                 RECURSOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

                 Para realização do plano: equipamentos, protocolos, etc...

             PLANO DE TRABALHO
               Corresponde ao detalhamento das ações, relacionadas com os objetivos específicos, conforme necessidade educacional, série, disciplina. No caso da SRM, correspondem as ações por área.
 
                O PLANO DE AÇÃO/ TRABALHO DO PROFESSOR - Implica no registro escrito e sistematizado do planejamento do professor; Antecipa a ação do professor, organizando o tempo e o material de forma adequada. Permite uma avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Orienta /direciona o trabalho do professor.
 
                                       
 
                                     PLANO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO


NOME DO ALUNO:

SÉRIE: __________________ANO: __________________

DATA DE NASCIMENTO: ___

PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: _________________________

PROFESSOR (ES) DO AEE: ___________________

PROFESSOR (ES) DA CLASSE REGULAR:___________________



1- Ações necessárias para atender às necessidades Educacionais especiais do aluno:

                             Ações já existentes     Necessárias    Precisam desenvolver

 Âmbitos

ESCOLA
SALA DE AULA
FAMÍLIA
SAÚDE

REFERÊNCIAS

PARO, V. H. Gestão democrática na escola pública. São Paulo: Ática, 1997.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução as teorias de currículo. Belo Horizonte: Autentica, 1999.

VASCONCELOS, C. dos S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. SP: Cortez, 1997.

VEIGA, I.P. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

VEIGA, I. P. e FONSECA, M. (org.). As dimensões do Projeto Político Pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas: Papirus, 2001.

ORIENTAÇÕES:

Apresentar o Plano de Ação/ano durante a Jornada Pedagógica para a comunidade escolar. (registrar com lista de presença, fotos,etc.)


Entregar o Plano de Ação / ano na primeira reunião, com assinatura da Gestão, coordenação e Professores da SRM.


















Nenhum comentário:

Aprenda no SILÊNCIO!!!

Espero que minhas contribuições te enriqueçam de alguma forma.